clã hyuuga


Clã Hyuuga

Símbolo do clã Hyuuga
Este clã possui a Kekkei Genkai Byakugan, que permite ao usuário ter uma visão de quase 360º com vários metros de alcance, sendo possível até enxergar através de obstáculos. Usando esta habilidade, criaram o Taijutsu Jyuuken Ryu, com a qual o usuário ataca os pontos de chakra do oponente, impossibilitando-o de lutar.
Selo da família secundária no anime.
Selo da família secundária no mangá.
O clã é dividido em dois ramos: uma família principal e outra secundária. Os primogênitos pertencem à principal, e os posteriores à secundária. A família secundária tem por objetivo proteger a principal, e para garantir isto todos os membros dela recebem um selo na cabeça quando ainda pequenos que podem matá-los com apenas um movimento de mãos.
História
Hiashi e Hizashi são irmãos gêmeos, mas Hiashi vai para a família principal por ter nascido primeiro. Hiashi fica em uma situação complicada, pois o filho de Hizashi, Neji, também da família secundária, possui o Byakugan, mesmo este tendo sido selado.
Hiashi tem duas filhas: Hinata e Hanabi, e seguindo a regra do clã, Hanabi deveria pertencer à família secundária. Entretanto, por considerar Hinata fraca demais, considera que Hanabi deveria ser sua herdeira, até que Hinata fica mais forte ao lutar contra Neji no Exame Chunnin.
Durante a guerra entre a Vila da Folha e a Vila Oculta da Nuvem, um mensageiro do País do Trovão chega para entregar um acordo de paz entra as vilas, mas pretendia de fato sequestrar Hinata para obter o segredo do Byakugan. Hiashi percebe isto e o mata, criando um enorme problema para a vila, já que isto certamente seria interpretado como uma ofensa e a guerra prosseguiria. Percebendo a oportunidade, o País do Trovão faz a oferta de desconsiderar o assassinato e prosseguir com o acordo de paz em troca do corpo de Hiashi. Para manter a paz, Hiashi aceita, mas seu irmão gêmeo Hizashi se oferece para ir em seu lugar, pois deseja proteger a vila e seu irmão, além de ser uma obrigação da famílía secundária e com o selo não há risco de revelar os segredos do Byakugan. Hiashi foi contra, mas Hizashi seguiu com o plano.
Neji, filho de Hizashi, cresceu pensando que seu pai morreu por ser uma obrigação da Família Secundária proteger a Família Principal, e assim criou um ódio contra o clã, descontando na sua prima Hinata. Hiashi só diz a Neji o que realmente aconteceu com seu pai, quando tinha idade suficiente para compreender. Isso foi logo depois que Neji perdeu a luta contra Naruto Uzumaki na terceira fase do Exame Chunnin. Hiashi deu a Neji uma carta escrita por Hizashi destinada a Neji. Ele se sente culpado pela morte de seu irmão mais novo, Hizashi, que deu sua vida por ele. Tendo esse fato explícito, Hiashi dá um ótimo treinamento a seu sobrinho Neji, que mais tarde se torna um forte Jounnin.[5]
Membros
  • Hiashi Hyuuga (em japonês日向ヒアシ Hyūga Hiashi?) é o atual líder do clã Hyuuga, substituindo seu pai. Hiashi se casou e teve duas filhas, Hinata e Hanabi. É especialista no taijutsu Jyuuken Ryu.[6]
    • Hinata Hyuuga
    • Hanabi Hyuuga (em japonês日向ハナビ Hyūga Hanabi?) é irmã de Hinata e a filha que recebe mais atenção do pai, Hiashi, tanto no que diz respeito a sentimentos quanto ao treinamento ninja. Apesar de ser cinco anos mais nova, Hanabi sempre apresentou maior talento do que sua irmã Hinata, fazendo com que o seu pai a respeitasse mais.[7]
  • Hizashi Hyuuga (em japonês日向ヒザシ Hizashi Hyuuga?) é jounin e membro da Família Secundária, pai de Neji. Sempre tentou ensinar pro seu filho amor e compaixão dando o exemplo. Hizashi é invocado por Kabuto Yakushi junto de vários outros ninjas durante a Quarta Grande Guerra Ninja.
  • Koh Hyuuga (em japonêsコ日向 Koh Hyuuga?) é o primo de Hinata e Neji. Foi ele que levou Hinata pela primeira vez à academia ninja e que ele que treinava Hinata e Hanabi junto com seu tio Hiashi. Ele também ajudava Hinata a superar as suas derrotas no treinamento pois vivia perdendo para Hanabi. Durante a invasão de Pein ele jura proteger Hinata, já que Hanabi e Hiashi estavam fora da vila, ele quebra a perna